domingo, 19 de setembro de 2010

Qual seu nome?



Por: Luiza Schilagi


Qual é o seu nome?

Olhando para a vida de Jacó, creio que você poderá chegar a esta resposta deste título e o melhor, de maneira verdadeira, profunda, edificante e transformadora.


Jacó tinha um nome muito apropriado à sua principal característica como pessoa; a Bíblia nos conta que Jacó nascera com as mãos agarradas ao calcanhar de seu irmão gêmeo mais velho, Esaú, e que por isso havia recebido este nome. Jacó significa “suplantador, enganador”, e de fato, ele o fora. Há três momentos na história da vida de Jacó dos quais Deus se vale para nos mostrar a grandeza do Seu amor para com as nossas vidas, para mostrar que Ele nos ama não pelos nossos méritos, nossa contribuições ou que somos, mas apesar dos nossos méritos, nossas contribuições ou do que somos.


O primeiro momento da vida de Jacó que é usado por Deus, diz respeito ao sonho que o filho de Isaque tivera em Betel – mais precisamente em algum lugar próximo a Harã -. No sonho, Deus faz uma promessa a Jacó, porém, antes de fazê-lo, se apresenta como Deus de Abraão e o Deus de seu pai, Isaque. Note que o Senhor não se apresentou como o Deus de Jacó. Isso se deu porque Jacó não reconhecia ao Senhor como o seu Deus. Aí está uma grande lição do Senhor para as nossas vidas: é preciso reconhecê-lo como o Deus pessoal, como um Deus individual que habita de coração em coração.


Jacó era neto de crente – coloquemos nesses termos-, era filho de crente, mas não era um crente no Senhor, não o tinha como o Deus dos exércitos; Jacó via ao Senhor como um legado, uma tradição de família. Quantas pessoas temos visto ao nosso redor que agem da mesma forma?
Quantos filhos de pastores, presbíteros, diáconos, enfim, de homens comprometidos com a causa de Deus, o têm tratado como uma tradição de seus antepassados e têm deixado de lado o Deus individual, o Deus pessoal de suas vidas? As pessoas têm depositado sua (pseudo) salvação em tradição e conformismo cristão. Não é isso que Deus espera de nós, e se valerá dos outros dois momentos da vida de Jacó para nos mostrar isso. Mas, mesmo Jacó não sendo um verdadeiro servo de Deus, o Senhor lhe faz uma promessa, lhe abençoa com propriedades e riquezas, porque Deus é fiel e o ama apesar da condição de Jacó como alguém totalmente indigno, que cometera delitos.


Portanto, vemos neste primeiro momento, que Jacó não era um servo rendido ao Senhor, mas Este, ainda sim o amou e lhe prometeu bênçãos.


No segundo momento da vida de Jacó, vemos a operosidade e o alcance do amor de Deus, que se dá através da noite anterior ao encontro de Jacó com seu irmão Esaú. Antes de comentar este fato, creio ser necessário recapitularmos, ou melhor, estabelecer um panorama geral e simplificado da vida de Jacó.


Tal vida resume-se a uma palavra: PECADO. A vida inteira de Jacó foi norteada por suas ações pecaminosas. Jacó desrespeitara as leis da primogenitura convencendo seu irmão a “vendê-la”, mentiu, enganou de maneira consciente e descarada a seu pai usurpando a identidade de seu irmão, suscitando o ódio do mesmo (razão pela qual fugiu para Betel) e também se valeu dessas artimanhas ludibriosas para com Labão. A vida de Jacó era vazia da presença de Deus em seu coração em seu coração.


Quando volta à sua terra de origem, Jacó passa por uma experiência maravilhosa em Paniel, lutando contra o Senhor. Neste momento, Deus o dá a salvação, o livra deste lamaçal pecaminoso, desta vida que para esconder pecados recorre a mais pecados. Após uma noite inteira de luta e de encontrar grande resistência da parte de Jacó, o Senhor finalmente o toca e termina com o combate. Jacó, reconhecendo que estava em uma presença divina, prostrou-se e, agarrando-se aos pés de Deus, pediu que lhe abençoasse. Deus pergunta seu nome, ele o responde e é abençoado.
Irmãos e Irmãs gostaria de me dedicar um tempo a escrever aqui o tamanho da glória, do amor, da soberania, da graça e misericórdia que o Senhor demonstrou para com Jacó. Pois bem; no primeiro momento, temos um Jacó não rendido a Deus, e tal redenção se dá neste segundo momento. Quando o Senhor lutou contra Jacó com forças (até certo ponto) humanas, e tal combate durou a noite inteira, Deus estava nos mostrando a intensidade do coração endurecido de Jacó. A luta não era entre dois homens, era entre Deus e o pecado (representado por Jacó), entre Deus e um coração relutante.


Quando o Senhor o toca na articulação da coxa, este não é qualquer lugar, Deus está tocando na articulação de seu coração, Deus o faz mancar, ou seja, pender a um lado, que é o lado do arrependimento por uma vida de desonra, de afastamento das leis de Deus. Em Oséias, capítulo 12, versículo 4, está escrito que Jacó “chorou e implorou o seu favor”. E por que o fez se só havia sido tocado na coxa? Porque na verdade, naquele dia, ele fora tocado em seu coração e rendeu-se verdadeiramente, arrependendo-se. Como sabemos que se arrependera? Através da tacada de mestre que o Senhor dá. Ele pergunta o nome de Jacó (que maravilhoso!). Ora, irmãos, vocês acham que o Senhor dos Exércitos, Criador dos céus e da terra não sabia o nome de um filho seu? Claro que sabia! Então por que perguntou? Porque Deus tinha algo maior que daria a Jacó: uma nova vida, uma nova identidade!


Quando Jacó, em prantos, diz seu nome, não o faz apenas para responder a uma simples pergunta; para ele, dizer que era Jacó era confessar que de fato era um suplantador, um enganador, um mentiroso e pecador. E por que Deus perguntou justamente o seu nome? Devido ao fato de que quando Jacó levara o prato preparado a seu pai para receber a bênção, Isaque pergunta a ele “Quem és tu?” e Jacó responde ser Esaú, o primogênito, e assim enganou a seu pai, que não podia ver, apoderando-se da bênção.


Porém, quando Deus faz esta pergunta, Jacó se encontra diante de alguém que vê, e vê muito, mais muito mais e além do que o físico, Ele vê nosso coração, nossa alma, quem realmente somos. Não restava alternativa senão confessar que realmente ele vivenciava o significado de seu nome.
Diante disto, Deus passa para o terceiro momento, a mudança de nome. O Senhor disse que, a partir daquele dia Jacó não mais assim seria chamado, mas passava a ser Israel, ou seja, aquele que lutou como príncipe e prevaleceu. Mas prevaleceu contra o que, sobre o que? Prevaleceu sobre/contra seus pecados no momento em que os confessou, de sorte que agora já não era mais o enganador, mas um príncipe, que luta ao lado do Senhor com honra, e prevalece.


Amados, que amor maravilhoso de Deus! Irmãos e irmãs, vejam isto, este Deus do qual acabo de lhes falar é o NOSSO DEUS! Ele é o mesmo! Queridos, pergunto-lhes agora, qual é o seu nome? Será que seu nome é fofoca, picuinha, briga com o pastor ou líderes, afastamento da igreja, da comunhão com os irmãos, falsas doutrinas, consumismo, orgulho, vaidade?


Amados, Deus nos pergunta hoje, e a cada instante nossos nomes. E o que temos confessado a Ele? Sem sombra de dúvida que são coisas terríveis. Temos vestido as roupas de Jacó, do velho homem. Mas há algo que quero vos deixar aqui. Há um Deus que toca em nossas articulações,  há um Deus que nos ama sobremaneira que mandou Seu filho, Jesus Cristo, para lutar no vale dos nossos corações contra nossos pecados, e Ele venceu, de forma que, se agora nos prostrarmos e clamarmos por Seu favor e misericórdia, de Israel passaremos a ser chamados.

Então, volto ao título e pergunto: Qual é o seu nome?


Texto Referência: Gênesis 28: 32

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Um Desabafo - O Jovem Cristão de hoje


Por: Alexandre Ferrari


No que estão transformando o evangelho? No que estão transformando a Cristo? No que o jovem cristão está se transformando?

Essas são as perguntas que tenho me feito ultimamente, o evangelho hoje tem sido muito mais uma autoajuda, do que poder de Deus. Cristo está se transformando em um “carinha legal” que quer ser seu brother, um Cristo que usa calça Jeans e tênis All Star e os jovens não buscam a Deus humildemente.

O evangelho não está moldando as pessoas, mas está sendo moldado de acordo com aquilo que as pessoas buscam e àquilo ao qual elas não estão dispostas a renunciar. Fala-se da parte do evangelho que aceita a todos, mas não se fala da santidade exigida por Deus, exigência que Deus não negocia. Não se fala da Ira de Deus e de sua justiça para não chocar quem ouve, adocicou-se a mensagem. O evangelho é uma autoajuda, é um modo pelo qual Deus irá te abençoar e enriquecer sua vida, virou um código de ética moral e esqueceu-se do poder e autoridade das palavras ali escritas, em vez de buscar a santidade e o poder da palavra de Deus, é mais fácil aliviar a mensagem da Cruz e apresenta-la como as pessoas querem ouvir e não como deveriam ouvir. Cristo é pop! Se tornou um jovem de classe média, legal, engraçado que quer ser seu amigo e te fazer feliz

Os jovens criticam sua igreja e pastor por suas frustrações pessoais e o sentido de comunhão e luta pela igreja se transforma em uma fuga da situação indesejada. Fala-se de viver o cristianismo “verdadeiramente” e mostrar o amor de Cristo, mas ao mesmo tempo, ataca-se a igreja na qual sempre se viveu num sentido de ingratidão e raiva. Que contradição! Este é o amor de Cristo? Criticar pessoas que mesmo com suas imperfeições buscam fazer a obra de Deus?

Em vez de, com espírito de humildade e união, lutarem para mudar aquilo que criticam, simplesmente acusam! Este é o amor de Cristo?

Dizem: Eles se acham “perfeitinhos”, Julgam os outros. Isto também não é um julgamento?

Dizem: "Não evangelizam, ficam trancados na igreja, bitolados". Fazem o contrário do que criticam? Mostremos nossas vidas com Cristo antes.

 
Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus? Romanos 2:3

 
E de repente a igreja já não presta para mais nada, fala-se de formas livres de cultuar, pessoas que não são pastores tomam a frente das pregações, fala-se de “adequar” o evangelho para os tempo atuais. Adequar o evangelho para os tempos atuais? Isto é o poder de Deus? Deus precisa ser “adequado” para que pessoas venham até Ele? Isto não é o poder de Deus, isto é blasfêmia.

O jovem cristão quer ser teólogo e intelectual, mas não estuda, é um alienado da Web, não busca a glória de Deus, mas somente sua própria glória. Não teme a Deus, prega o evangelho da graça, mas se esquece do Deus, Santo da Ira e da Justiça. O jovem Cristão não se prostra em oração e quebrantamento pedindo misericórdia para matar o “velho homem” que sempre tenta voltar, não pede para Deus tirar sua vaidade e arrogância de forma que venha esvaziar a si mesmo para que Cristo (O verdadeiro) transforme sua vida a cada dia (prefere criticar os outros, e diz viver o amor de cristo de uma forma mais... de acordo com a realidade atual) para poder ser um servo humilde e usado por Deus. Não buscam santificação, isso é ser “crente” demais. Seu inconformismo com o mundo, não o leva a voltar-se para Deus, mas sim o leva a virar um “ativista” de Deus. Deus não precisa de ativistas inconformados com suas igrejas, precisa de jovens quebrantados, que busquem a Deus com coração puro e que, assim como Zacarias e Isabel sejam tidos por Deus como irrepreensíveis e justos (Lucas 1:6). Precisa de jovens que tirem sua visão romantizada do mundo e com ímpeto levem a palavra sem adaptações, sem formas de adocicar a pesada mensagem para o ouvinte. Na verdade não se está inconformado com a igreja, mas sim com Deus.

Oro a Deus para que acabe com todas minhas vaidades e arrogâncias, que eu possa viver uma vida que glorifica a Deus e não a mim, viver isto não é fácil, ser cristão não é fácil, Cristo nos disse que o mundo nos odiaria, oro para que deixemos de querer moldar o evangelho às pessoas, mas que as pessoas possam ser moldadas ao evangelho! Encerro com um trecho da pregação do pastor Paul David Washer, que possamos usar a sabedoria de Deus e que possamos ser dependentes de Deus e não de nossas frustrações com homens e de nossas próprias forças.



“Nós não deveríamos usar a sabedoria do mundo, Nós deveríamos usar a sabedoria de Deus. Se fosse tão fácil todos estariam fazendo. A questão não é sobre o quão útil você pode se tornar ou quão bem-sucedidos nossos ministérios parecem ser. É sobre ser moldada a imagem de Cristo... Deus não é servido por mãoS humanas como se ele precisasse algo de nós, Ele nos concede o privilégio de participar na grande obra que ele está fazendo, mas o grande objetivo de Deus não é nos tornar servos bem sucedidos. O grande objetivo de Deus é nos conformar a imagem de Cristo. Foi quando eu percebi que não precisava me mover um centímetro para a esquerda ou para a direita para ser amado por Deus, que eu não precisava ser bem sucedido ao olhos do mundo; ou poderoso ou eloquente, inteligente ou qualquer outra coisa; Que eu era simplesmente amado.

Eu sou tão impuro, tão injusto e tão ignorante sobre as coisas de Deus que eu me sinto tão envergonhado. Eu não disse: “Sua felicidade e tudo sobre você – sua segurança, sua alegria, sua paz – vêm de seu desempenho e daquilo que você pode fazer para Deus”.

Eu disse: “meu conforto, minha alegria, minha paz, vem do que Deus fez por mim na obra concluída por Cristo”. Deus não irá permitir que sua fonte seja qualquer coisa que não ele e sua graça.

Paul David Washer- Você é Amado



Fonte da pregação de Paul Washer: http://www.youtube.com/watch?v=qle_u3_Cl28

Devocional - Uma consideração acerca do relacionamento


Por: Luíza Schilagi


Comunhão
Reflexão
Intercessão
Adoração
Direção
Operosidade

Relacionamento. Quão difícil falar sobre uma vez que, tantas coisas estão envolvidas, porém, senti a necessidade de escrever acerca deste tema que tanto passa por nossas cabeças, sejamos jovens, velhos ou adultos. Primeira coisa, tenha em mente que relacionamento cristão envolve uma expressão que à mim, foi uma grande fonte de esclarecimento espiritual acerca do verdadeiro propósito de Deus para um relacionamento: CRIADO. É normal ter dúvidas, é normal ter receios e acima de tudo, é muito normal e infelizmente comum, esquecermo-nos do verdadeiro propósito pelo qual Deus chamou homem e mulher para uma vida conjunta, uma vida como casal. Portanto, é de fundamental importância que entendamos certos aspectos de nosso relacionamento para que este seja abençoado e principalmente fiel àquilo que o Senhor estabeleceu como propósito. E já que este foi citado, primeiro ponto a se entender: Qual o propósito de um relacionamento? Deus nos dá inúmeras evidências cerca desta questão, sendo que todas elas convergem para um único ponto: A exaltação e glorificação do nome de nosso Senhor. Deus criou o homem para o louvor da Sua glória. Deus é nosso pai, e como tal, quer e trabalha pela nossa felicidade e nós, como filhos, temos que andar de modo digno de Sua confiança. A vida enquanto casal não é diferente, ela deve ser exemplo aos outros de como Deus é maravilhoso, bondoso, amoroso e nos proporciona grandiosa felicidade. O propósito em unir duas vidas, é para que estas sirvam de testemunho de Cristo. A dedicação que um tem para com o outro, o sacrifício que um exerce para com o outro, a abdicação de vontades próprias em favor de um bem maior e comum, o amor demonstrado, a palavra edificante proferida, enfim, todos esses elementos que norteiam a vida de um casal (seja de namorados ou relação marido- mulher),são postos para mostrar o quanto Cristo também nos amou e através de seu sacrifício nos uniu a Deus, de forma que agora nós O amamos, O servimos, nos sacrificamos também por Ele, nos dedicamos totalmente a mantermos esta união. Portanto, tem-se aqui uma primeira resposta para o motivo pelo qual iniciamos um relacionamento: para que façamos a vontade do Pai e anunciemos as grandezas Daquele que nos chamou das trevas para Sua maravilhosa Luz.


O segundo aspecto que gostaria que fosse esclarecido, diz respeito aos desafios que encontramos na caminhada de um relacionamento: os desafios e dificuldades que podemos encontrar. E sinto dizer, mas, são muitos. Não pense que por você ter uma vida cristã ativa, que porque foi “nascido na igreja”, que participa de projetos e mais projetos de jovens etc em sua igreja, que está imune às ações astutas do maligno, que se livrará de cair em pecado. Traçar o caminho de um relacionamento não é nem um pouco fácil, pois, se já é difícil lidar com seus próprios sentimentos, imagine com os de outrem? É difícil resistir às tentações físicas e negar a nós mesmos como humanos e a nossos desejos. Mas a palavra nos exorta a sermos pacientes, mansos, bondosos, sábios e acima de tudo a perseverarmos na oração! Orar sem cessar, pois quando oramos, estamos em comunhão com Cristo, quando oramos, nos concentramos única e exclusivamente a contar nossos anseios para o Pai, nos esquecemos dos desejos e das vontades, abrimos nosso coração para Deus e para que Ele opere em nossas vidas. Os desentendimentos, as discussões, as restrições, os desejos aparecerão constantemente, mas a Palavra sempre nos exorta a buscar em primeiro lugar a vontade de Deus e a sabedoria que provém do Senhor. A sabedoria nos faz prudentes, nos dá a capacidade de discernimento e nos faz agir de forma correta e justa. Devemos ter em mente que as tribulações estarão sempre presentes e que a melhor forma de lidar com elas é através da oração, da busca pela sabedoria e acima de tudo, buscar o conhecimento e a vontade de Deus através da Bíblia. E por fim, uma questão crucial em todo o relacionamento, o Tempo: A ansiedade, incerteza, impaciência, inquietação etc. Um dos maiores pontos com relação ao relacionamento (senão o maior) é o tempo. Tempo que demora a passar, que nunca parece chegar e se chega vai embora rápido demais. O grande problema de nosso coração é a impaciência. Queremos tudo para ontem, pois queremos satisfazer o desejo dele o mais rápido possível. Por inúmeras vezes é preciso que Deus trabalhe em nós neste aspecto e, a melhor maneira que Ele encontra para o fazer – causando nosso desespero – é justamente desacelerando tudo, fazendo com que tudo demore a passar, chegar a se realizar. Ele faz isso por quê? Creio que para simplesmente nos mostrar onde, como e quando temos falhado, para mostrar que não é isso que Ele nos tem ensinado, não é este o tipo de mentalidade que nos deu. No primeiro ponto, falei acerca do propósito de um relacionamento, sendo este única e exclusivamente para a glória e propagação das boas novas de Cristo Jesus. Para tanto, era preciso nos render à vontade do pai, atender ao seu chamado. Mas para que isso ocorra, temos que submeter nosso ser integralmente a Deus. Esvaziarmo-nos, afastar de nós todo o sentimento enganoso e obscuro do pecado, esvaziar nossas mentes sabendo que os pensamentos de Deus, não os nossos pensamentos bem como Seus caminhos também não são os nossos. Provérbios nos dizem que “Ao homem pertencem os planos do coração, mas do SENHOR vem a resposta da língua”. Não nos deixemos dominar por nossas vontades, por tomar todas as decisões, nossos planos são enganos se não forem projetados por Deus.


Confie seu coração, sua vida, seu relacionamento totalmente ao agir de Deus, pois, Dele provém o querer e o realizar. A Palavra nos diz em Salmos 37: 4-5; “Deleite-se no SENHOR e Ele atenderá aos desejos do seu coração. ENTREGUE SEU CAMINHO AO SENHOR; confie Nele, e Ele agira. Descanse no SENHOR e aguarde por Ele com paciência.”.


Confie que o SENHOR cumprirá os propósitos Dele para contigo, pois, o Senhor faz tudo com propósito, firma teus passos e te dá o entendimento.


Lembre-se: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do Céu”. Ec 3:1
“Aquietai-vos e sabei que Eu sou DEUS”


Salmo 46: 10



Referências:
Gn 1: 27-28; Efésios 2:10-13; 5:1;
1 Pedro 2:9; e 1Coríntios 1:7
João 14:15; Salmos 119:9;139

domingo, 12 de setembro de 2010

Vaidade das Vaidades!


Por: Alexandre Ferrari

Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.
Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se fadiga debaixo do sol?
Geração vai e geração vem, mas a terra permanece para sempre....
...Já não há lembranças das coisas que precederam; e das coisas posteriores também não haverá memória entre os que hão de vir depois delas.
Eclesiastes 1: 2-4; 11

Ah! Como o homem é suscetível ao tempo diz este texto, as coisas vêm e vão, e os feitos que o homem, ao longo de sua vida, promoveu, com o tempo são esquecidos e não passam de mera lembrança vazia. É a saudade daquilo se foi, mas que não será. O autor do texto de eclesiastes começa seu livro dessa forma:  "vaidade de vaidades, tudo é vaidade".

Disse comigo: eis que me engrandeci e sobrepujei em sabedoria a todos os que antes de mim existiram em Jerusalém; com efeito, o meu coração tem tido larga experiência da sabedoria e do conhecimento.
Apliquei o coração a conhecer a sabedoria e a saber o que é loucura e o que é estultícia; e vim a saber que também isto é correr atrás do vento.
Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza.
Eclesiastes 1: 16-18

Ah! Os intelectuais, como são eruditos e conhecedores das ciências e das relações sociais. Em outra reflexão, o autor diz que ser sábio, é correr atrás do vento, é correr para lugar nenhum.Onde o homem ganha muita sabedoria, ganha também a tristeza, pois vê o mundo, vê a sua sociedade, vê a condição do homem e só lhe resta a tristeza.

Os olhos do sábio estão na sua cabeça, mas o estulto anda em trevas; contudo, entendi que o mesmo lhes sucede a ambos.
Pelo que disse eu comigo: como acontece ao estulto, assim me sucede a mim; por que, pois, busquei eu mais a sabedoria? Então disse a mim mesmo que também isso era vaidade
Pois tanto o sábio como o estulto, a memória não durará para sempre; pois, passados alguns dias, tudo cai no esquecimento.Ah! Morre o sábio, e da mesma sorte, o estulto!
Eclesiastes 2: 14-16

Ainda falando sobre sabedoria e conhecimento, o autor chega a uma conclusão trágica, é o sentimento trágico da vida: a Morte! Que triste fim diz ele. O sábio e o ignorante, o intelectual e o iletrado tem o mesmo destino no fim de tudo.Mais um vez ele diz: "também isso era vaidade".

Empreendi grandes obras; edifiquei para mim casa; plantei para mim vinhas.
 Fiz jardins e pomares para mim e nestes plantei árvores frutíferas de toda a espécie...
...Amontoei também para mim prata e ouro e tesouros de reis e províncias; provi-me de cantores e cantoras e das delícias dos filhos dos homens: Mulheres e mulheres.
Eclecistes 2: 4-5; 8

Ah! Quão belas são as construções dos homens.O homem em sua sede de eternidade, levanta monumentos, acumula riquezas incontáveis, quer possuir tudo e todos a sua volta. Hoje o homem é reconhecido pelo que tem e não pelo que é.Tenta perpetuar seu nome.Casas, carros, mulheres, enfim, o caráter de um bom homem hoje é isto,o que também, segundo nosso autor, é correr atrás do vento!

Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade.
Onde os bens se multiplicam, também se multiplicam os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os verem com seus olhos?
Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir.
Eclesiastes 5: 10-12

Ah! O dinheiro. Quanto mais riqueza se tem mais se quer. Quanto mais se tem mais preocupação, a ganância, a sede  insaciável de mais, sempre mais.O autor destes textos é o mesmo e, em resumo, ele chega a seguinte conclusão:

Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que que tudo era vaidade e correr atrás do vento.
Eclesiastes 1: 14


Lendo estes textos uma pergunta  é inevitável: Que homem em sã consciência diria algo assim nos dias de hoje, onde nossa sociedade é pautada justamente na busca dessas coisas, como o ideal a ser alcançado, como único meio para ser "alguém" na vida ?
E estes textos? No máximo algum frustrado que não conseguiu ser "bem sucedido" na vida os escreveu, poderia pensar quem lê este texto.
No entanto quero compartilhar algumas coisas sobre o autor destes textos do livro de Eclesiastes. O famoso e histórico Rei Salomão disse estas coisas. Salomão viveu aproximadamente entre 970 a 930 A.c, foi rei de Israel, filho de Davi, outro grande Rei. Era considerado o homem mais sábio de toda Terra e possuía riquezas e poder ilimitados. Então podemos ver que era alguém que podia falar com propriedade sobre essas coisas, pois ele possuía tudo aquilo que ele cita nos textos acima.

Muitas pessoas dizem que a Bíblia é algo antigo, um livro ultrapassado que não se aplica aos nossos tempos, mas olhando para as afirmações de Salomão e vendo o que o homem é hoje (estou falando de nada mais que 3000 anos de diferença),  perguntas me vem na mente: Por que o homem ainda busca essas coisas? Por que ele continua correndo atrás disso? O que ele quer com tudo isso?

O homem busca Felicidade, alegria, prazer, satisfação, ausência de lutas e de conflitos, em suma, busca a PAZ, e essa "paz" tem se resumido a busca incontrolável por essas coisas: fama, sabedoria, poder, posses, riquezas. Mas Salomão é enfático quanto a tudo isso: É TUDO CORRER ATRÁS DO VENTO!

Olhe para sua vida, atrás do que você tem corrido? Em que você tem depositado suas esperanças? Quais tem sido os motivos? Você tem se sentido completo nessas coisas? Tem sentido Paz? Onde tudo isso vai te levar? Qual é o fim disso? Você tem corrido atrás do vento?

O que Salomão quer dizer com isso: Não vale a pena estudar? Não vale a pena trabalhar? Temos que largar nossos cursos universitários, largar nossos empregos?

Voltando a Salomão algumas coisas ainda precisam ser ditas. Salomão, assim como seu pai Davi, era o escolhido de Deus para reinar sobre Israel. Deus abençoou seu rei mas lhe deu somente uma condição: Não te afastes de mim, não adore outros  Deuses (1Reis 9: 5-7).Mas salomão com o passar do tempo, possuindo muitas mulheres, permitiu que outros Deuses e ídolos entrassem em Israel fazendo aquilo que Deus lhe negara (1 Reis 11: 1-2).Tendo feito isto, Deus, com sua ira, destitui Salomão de seu trono uma vez que havia sido infiel para com o Deus de seu povo, o Deus de Israel (1 Reis 11: 9-11).

Salomão se afastou de Deus. Quando escreveu o livro de eclesiastes ele já estava em idade avançada, e uma vez sem Deus abençoando-o estando  em aliança com ele, no fim de seu reinado, ao olhar tudo o que tinha feito, ele diz que a vida é a vaidade das vaidades, é tudo correr atrás do vento, agora percebemos porque para Salomão tudo se tornou vão. A vida e todas as coisas que possuiu se tornaram vaidade porque Deus não estava mais nessas coisas, não havia mais sentido se aquilo não era para Deus e para sua glória.

Você tem buscado a glória de Deus ou sua própria glória, o que você tem idolatrado em sua vida? Quanto há de Deus nas coisas que tem direcionado sua vida?Atrás do que você tem corrido?

Deus busca pessoas justas e irrepreensiveis (Lucas 1:6), que andem com o coração sempre inclinado a Ele, onde tem estado o seu coração? Por que você tem se preocupado com todas essas coisas, se tudo é dado pelo pai?

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Mateus 6: 25-34

Deus nos diz que tudo vem Dele, e o que importa é buscar o Reino dos céus, é buscar a Deus e fazer a vontade do pai, e todas essas coisas nos serão acrescentadas.
Salomão, nos dá um conselho, ele nos diz para que nos voltemos para Deus, antes que percebamos lá na frente que nossa vida foi correr atrás do vento, simplesmente porque sem Deus, essas coisas perdem o sentido, e uma vez em idade avançada, com a consciência de nossa morte, o homem pensa mais profundamente na vida, Salomão nos diz: Pense hoje! :

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer;
Eclesiastes 12: 1

Você pode, deixar de ler este texto agora. Se em seu coração você crê que tudo isso é relativo, que essas coisas, esse tipo de pensamento varia de pessoa para pessoa, você pode parar de ler agora. Se você, pelo contrário, quer uma vida que tenha algum sentido, se você quer um novo caminho, se você tem buscado esse caminho, quero te dizer que esse caminho existe, te dirão que existem muitos caminhos, mas eu te digo que só existe um, esse caminho é o único, que é a verdade e a vida, essa vida é Jesus Cristo, o Filho de Deus:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

João 14: 6

Este é o caminho que dá vida aos homens, e que dá o real propósito de nossa existência, que é estar em sua presença, na presença de Deus e ter vida. Jesus que ser seu objetivo ele quer aliviar a sua busca:



Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.


Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.


Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Mateus 11: 28-30

Deus quer cuidar de sua vida,  Deus quer te restaurar e lutar com você suas lutas, mas sem um coração que reconhece que necessita desse novo caminho, um coração que reconhece que está "correndo atrás do vento", nada acontece, Deus quer que você o busque de todo o seu coração.


O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.



Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal.

Provérbios 28: 13-14

Você pode continuar a sua vida, correr atrás de todas essas coisas como fim  último, acreditando que nessas coisas você encontrará essa paz que tanto se busca, faça como Salomão se quiser, se quiser descobrir como é correr atrás do vento, atrás dessa paz. A verdadeira paz está em Cristo:

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus
Filipenses 4: 7

Onde estão suas esperanças? Que elas possam estar em Cristo, que você tenha uma nova esperança.


Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,
Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo
1 Pedro 1: 3-5