segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Um Desabafo - O Jovem Cristão de hoje


Por: Alexandre Ferrari


No que estão transformando o evangelho? No que estão transformando a Cristo? No que o jovem cristão está se transformando?

Essas são as perguntas que tenho me feito ultimamente, o evangelho hoje tem sido muito mais uma autoajuda, do que poder de Deus. Cristo está se transformando em um “carinha legal” que quer ser seu brother, um Cristo que usa calça Jeans e tênis All Star e os jovens não buscam a Deus humildemente.

O evangelho não está moldando as pessoas, mas está sendo moldado de acordo com aquilo que as pessoas buscam e àquilo ao qual elas não estão dispostas a renunciar. Fala-se da parte do evangelho que aceita a todos, mas não se fala da santidade exigida por Deus, exigência que Deus não negocia. Não se fala da Ira de Deus e de sua justiça para não chocar quem ouve, adocicou-se a mensagem. O evangelho é uma autoajuda, é um modo pelo qual Deus irá te abençoar e enriquecer sua vida, virou um código de ética moral e esqueceu-se do poder e autoridade das palavras ali escritas, em vez de buscar a santidade e o poder da palavra de Deus, é mais fácil aliviar a mensagem da Cruz e apresenta-la como as pessoas querem ouvir e não como deveriam ouvir. Cristo é pop! Se tornou um jovem de classe média, legal, engraçado que quer ser seu amigo e te fazer feliz

Os jovens criticam sua igreja e pastor por suas frustrações pessoais e o sentido de comunhão e luta pela igreja se transforma em uma fuga da situação indesejada. Fala-se de viver o cristianismo “verdadeiramente” e mostrar o amor de Cristo, mas ao mesmo tempo, ataca-se a igreja na qual sempre se viveu num sentido de ingratidão e raiva. Que contradição! Este é o amor de Cristo? Criticar pessoas que mesmo com suas imperfeições buscam fazer a obra de Deus?

Em vez de, com espírito de humildade e união, lutarem para mudar aquilo que criticam, simplesmente acusam! Este é o amor de Cristo?

Dizem: Eles se acham “perfeitinhos”, Julgam os outros. Isto também não é um julgamento?

Dizem: "Não evangelizam, ficam trancados na igreja, bitolados". Fazem o contrário do que criticam? Mostremos nossas vidas com Cristo antes.

 
Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus? Romanos 2:3

 
E de repente a igreja já não presta para mais nada, fala-se de formas livres de cultuar, pessoas que não são pastores tomam a frente das pregações, fala-se de “adequar” o evangelho para os tempo atuais. Adequar o evangelho para os tempos atuais? Isto é o poder de Deus? Deus precisa ser “adequado” para que pessoas venham até Ele? Isto não é o poder de Deus, isto é blasfêmia.

O jovem cristão quer ser teólogo e intelectual, mas não estuda, é um alienado da Web, não busca a glória de Deus, mas somente sua própria glória. Não teme a Deus, prega o evangelho da graça, mas se esquece do Deus, Santo da Ira e da Justiça. O jovem Cristão não se prostra em oração e quebrantamento pedindo misericórdia para matar o “velho homem” que sempre tenta voltar, não pede para Deus tirar sua vaidade e arrogância de forma que venha esvaziar a si mesmo para que Cristo (O verdadeiro) transforme sua vida a cada dia (prefere criticar os outros, e diz viver o amor de cristo de uma forma mais... de acordo com a realidade atual) para poder ser um servo humilde e usado por Deus. Não buscam santificação, isso é ser “crente” demais. Seu inconformismo com o mundo, não o leva a voltar-se para Deus, mas sim o leva a virar um “ativista” de Deus. Deus não precisa de ativistas inconformados com suas igrejas, precisa de jovens quebrantados, que busquem a Deus com coração puro e que, assim como Zacarias e Isabel sejam tidos por Deus como irrepreensíveis e justos (Lucas 1:6). Precisa de jovens que tirem sua visão romantizada do mundo e com ímpeto levem a palavra sem adaptações, sem formas de adocicar a pesada mensagem para o ouvinte. Na verdade não se está inconformado com a igreja, mas sim com Deus.

Oro a Deus para que acabe com todas minhas vaidades e arrogâncias, que eu possa viver uma vida que glorifica a Deus e não a mim, viver isto não é fácil, ser cristão não é fácil, Cristo nos disse que o mundo nos odiaria, oro para que deixemos de querer moldar o evangelho às pessoas, mas que as pessoas possam ser moldadas ao evangelho! Encerro com um trecho da pregação do pastor Paul David Washer, que possamos usar a sabedoria de Deus e que possamos ser dependentes de Deus e não de nossas frustrações com homens e de nossas próprias forças.



“Nós não deveríamos usar a sabedoria do mundo, Nós deveríamos usar a sabedoria de Deus. Se fosse tão fácil todos estariam fazendo. A questão não é sobre o quão útil você pode se tornar ou quão bem-sucedidos nossos ministérios parecem ser. É sobre ser moldada a imagem de Cristo... Deus não é servido por mãoS humanas como se ele precisasse algo de nós, Ele nos concede o privilégio de participar na grande obra que ele está fazendo, mas o grande objetivo de Deus não é nos tornar servos bem sucedidos. O grande objetivo de Deus é nos conformar a imagem de Cristo. Foi quando eu percebi que não precisava me mover um centímetro para a esquerda ou para a direita para ser amado por Deus, que eu não precisava ser bem sucedido ao olhos do mundo; ou poderoso ou eloquente, inteligente ou qualquer outra coisa; Que eu era simplesmente amado.

Eu sou tão impuro, tão injusto e tão ignorante sobre as coisas de Deus que eu me sinto tão envergonhado. Eu não disse: “Sua felicidade e tudo sobre você – sua segurança, sua alegria, sua paz – vêm de seu desempenho e daquilo que você pode fazer para Deus”.

Eu disse: “meu conforto, minha alegria, minha paz, vem do que Deus fez por mim na obra concluída por Cristo”. Deus não irá permitir que sua fonte seja qualquer coisa que não ele e sua graça.

Paul David Washer- Você é Amado



Fonte da pregação de Paul Washer: http://www.youtube.com/watch?v=qle_u3_Cl28

Um comentário:

  1. Olá Alê,

    bom texto... vc estava brabo hein? rsrsr onde está o "sem perder a ternura?" rsrs

    Brincando. Jóia mesmo. Que Deus nos livre de sermos hipócritas!

    Grande abraço. Continue escrevendo.

    ResponderExcluir