domingo, 12 de setembro de 2010

Vaidade das Vaidades!


Por: Alexandre Ferrari

Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.
Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se fadiga debaixo do sol?
Geração vai e geração vem, mas a terra permanece para sempre....
...Já não há lembranças das coisas que precederam; e das coisas posteriores também não haverá memória entre os que hão de vir depois delas.
Eclesiastes 1: 2-4; 11

Ah! Como o homem é suscetível ao tempo diz este texto, as coisas vêm e vão, e os feitos que o homem, ao longo de sua vida, promoveu, com o tempo são esquecidos e não passam de mera lembrança vazia. É a saudade daquilo se foi, mas que não será. O autor do texto de eclesiastes começa seu livro dessa forma:  "vaidade de vaidades, tudo é vaidade".

Disse comigo: eis que me engrandeci e sobrepujei em sabedoria a todos os que antes de mim existiram em Jerusalém; com efeito, o meu coração tem tido larga experiência da sabedoria e do conhecimento.
Apliquei o coração a conhecer a sabedoria e a saber o que é loucura e o que é estultícia; e vim a saber que também isto é correr atrás do vento.
Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza.
Eclesiastes 1: 16-18

Ah! Os intelectuais, como são eruditos e conhecedores das ciências e das relações sociais. Em outra reflexão, o autor diz que ser sábio, é correr atrás do vento, é correr para lugar nenhum.Onde o homem ganha muita sabedoria, ganha também a tristeza, pois vê o mundo, vê a sua sociedade, vê a condição do homem e só lhe resta a tristeza.

Os olhos do sábio estão na sua cabeça, mas o estulto anda em trevas; contudo, entendi que o mesmo lhes sucede a ambos.
Pelo que disse eu comigo: como acontece ao estulto, assim me sucede a mim; por que, pois, busquei eu mais a sabedoria? Então disse a mim mesmo que também isso era vaidade
Pois tanto o sábio como o estulto, a memória não durará para sempre; pois, passados alguns dias, tudo cai no esquecimento.Ah! Morre o sábio, e da mesma sorte, o estulto!
Eclesiastes 2: 14-16

Ainda falando sobre sabedoria e conhecimento, o autor chega a uma conclusão trágica, é o sentimento trágico da vida: a Morte! Que triste fim diz ele. O sábio e o ignorante, o intelectual e o iletrado tem o mesmo destino no fim de tudo.Mais um vez ele diz: "também isso era vaidade".

Empreendi grandes obras; edifiquei para mim casa; plantei para mim vinhas.
 Fiz jardins e pomares para mim e nestes plantei árvores frutíferas de toda a espécie...
...Amontoei também para mim prata e ouro e tesouros de reis e províncias; provi-me de cantores e cantoras e das delícias dos filhos dos homens: Mulheres e mulheres.
Eclecistes 2: 4-5; 8

Ah! Quão belas são as construções dos homens.O homem em sua sede de eternidade, levanta monumentos, acumula riquezas incontáveis, quer possuir tudo e todos a sua volta. Hoje o homem é reconhecido pelo que tem e não pelo que é.Tenta perpetuar seu nome.Casas, carros, mulheres, enfim, o caráter de um bom homem hoje é isto,o que também, segundo nosso autor, é correr atrás do vento!

Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade.
Onde os bens se multiplicam, também se multiplicam os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os verem com seus olhos?
Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir.
Eclesiastes 5: 10-12

Ah! O dinheiro. Quanto mais riqueza se tem mais se quer. Quanto mais se tem mais preocupação, a ganância, a sede  insaciável de mais, sempre mais.O autor destes textos é o mesmo e, em resumo, ele chega a seguinte conclusão:

Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que que tudo era vaidade e correr atrás do vento.
Eclesiastes 1: 14


Lendo estes textos uma pergunta  é inevitável: Que homem em sã consciência diria algo assim nos dias de hoje, onde nossa sociedade é pautada justamente na busca dessas coisas, como o ideal a ser alcançado, como único meio para ser "alguém" na vida ?
E estes textos? No máximo algum frustrado que não conseguiu ser "bem sucedido" na vida os escreveu, poderia pensar quem lê este texto.
No entanto quero compartilhar algumas coisas sobre o autor destes textos do livro de Eclesiastes. O famoso e histórico Rei Salomão disse estas coisas. Salomão viveu aproximadamente entre 970 a 930 A.c, foi rei de Israel, filho de Davi, outro grande Rei. Era considerado o homem mais sábio de toda Terra e possuía riquezas e poder ilimitados. Então podemos ver que era alguém que podia falar com propriedade sobre essas coisas, pois ele possuía tudo aquilo que ele cita nos textos acima.

Muitas pessoas dizem que a Bíblia é algo antigo, um livro ultrapassado que não se aplica aos nossos tempos, mas olhando para as afirmações de Salomão e vendo o que o homem é hoje (estou falando de nada mais que 3000 anos de diferença),  perguntas me vem na mente: Por que o homem ainda busca essas coisas? Por que ele continua correndo atrás disso? O que ele quer com tudo isso?

O homem busca Felicidade, alegria, prazer, satisfação, ausência de lutas e de conflitos, em suma, busca a PAZ, e essa "paz" tem se resumido a busca incontrolável por essas coisas: fama, sabedoria, poder, posses, riquezas. Mas Salomão é enfático quanto a tudo isso: É TUDO CORRER ATRÁS DO VENTO!

Olhe para sua vida, atrás do que você tem corrido? Em que você tem depositado suas esperanças? Quais tem sido os motivos? Você tem se sentido completo nessas coisas? Tem sentido Paz? Onde tudo isso vai te levar? Qual é o fim disso? Você tem corrido atrás do vento?

O que Salomão quer dizer com isso: Não vale a pena estudar? Não vale a pena trabalhar? Temos que largar nossos cursos universitários, largar nossos empregos?

Voltando a Salomão algumas coisas ainda precisam ser ditas. Salomão, assim como seu pai Davi, era o escolhido de Deus para reinar sobre Israel. Deus abençoou seu rei mas lhe deu somente uma condição: Não te afastes de mim, não adore outros  Deuses (1Reis 9: 5-7).Mas salomão com o passar do tempo, possuindo muitas mulheres, permitiu que outros Deuses e ídolos entrassem em Israel fazendo aquilo que Deus lhe negara (1 Reis 11: 1-2).Tendo feito isto, Deus, com sua ira, destitui Salomão de seu trono uma vez que havia sido infiel para com o Deus de seu povo, o Deus de Israel (1 Reis 11: 9-11).

Salomão se afastou de Deus. Quando escreveu o livro de eclesiastes ele já estava em idade avançada, e uma vez sem Deus abençoando-o estando  em aliança com ele, no fim de seu reinado, ao olhar tudo o que tinha feito, ele diz que a vida é a vaidade das vaidades, é tudo correr atrás do vento, agora percebemos porque para Salomão tudo se tornou vão. A vida e todas as coisas que possuiu se tornaram vaidade porque Deus não estava mais nessas coisas, não havia mais sentido se aquilo não era para Deus e para sua glória.

Você tem buscado a glória de Deus ou sua própria glória, o que você tem idolatrado em sua vida? Quanto há de Deus nas coisas que tem direcionado sua vida?Atrás do que você tem corrido?

Deus busca pessoas justas e irrepreensiveis (Lucas 1:6), que andem com o coração sempre inclinado a Ele, onde tem estado o seu coração? Por que você tem se preocupado com todas essas coisas, se tudo é dado pelo pai?

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Mateus 6: 25-34

Deus nos diz que tudo vem Dele, e o que importa é buscar o Reino dos céus, é buscar a Deus e fazer a vontade do pai, e todas essas coisas nos serão acrescentadas.
Salomão, nos dá um conselho, ele nos diz para que nos voltemos para Deus, antes que percebamos lá na frente que nossa vida foi correr atrás do vento, simplesmente porque sem Deus, essas coisas perdem o sentido, e uma vez em idade avançada, com a consciência de nossa morte, o homem pensa mais profundamente na vida, Salomão nos diz: Pense hoje! :

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer;
Eclesiastes 12: 1

Você pode, deixar de ler este texto agora. Se em seu coração você crê que tudo isso é relativo, que essas coisas, esse tipo de pensamento varia de pessoa para pessoa, você pode parar de ler agora. Se você, pelo contrário, quer uma vida que tenha algum sentido, se você quer um novo caminho, se você tem buscado esse caminho, quero te dizer que esse caminho existe, te dirão que existem muitos caminhos, mas eu te digo que só existe um, esse caminho é o único, que é a verdade e a vida, essa vida é Jesus Cristo, o Filho de Deus:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

João 14: 6

Este é o caminho que dá vida aos homens, e que dá o real propósito de nossa existência, que é estar em sua presença, na presença de Deus e ter vida. Jesus que ser seu objetivo ele quer aliviar a sua busca:



Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.


Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.


Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Mateus 11: 28-30

Deus quer cuidar de sua vida,  Deus quer te restaurar e lutar com você suas lutas, mas sem um coração que reconhece que necessita desse novo caminho, um coração que reconhece que está "correndo atrás do vento", nada acontece, Deus quer que você o busque de todo o seu coração.


O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.



Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal.

Provérbios 28: 13-14

Você pode continuar a sua vida, correr atrás de todas essas coisas como fim  último, acreditando que nessas coisas você encontrará essa paz que tanto se busca, faça como Salomão se quiser, se quiser descobrir como é correr atrás do vento, atrás dessa paz. A verdadeira paz está em Cristo:

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus
Filipenses 4: 7

Onde estão suas esperanças? Que elas possam estar em Cristo, que você tenha uma nova esperança.


Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,
Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo
1 Pedro 1: 3-5


Nenhum comentário:

Postar um comentário