sábado, 24 de julho de 2010

Coragem, por Cristo!!!



Por: Alexandre Ferrari

"...7 Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda lei que meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela,nem para direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.
8 Não deixe de falar as palavras desta lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele esta escrito. Só então, seus caminhos prosperarão, e você será bem sucedido.
9 Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deu, estará contigo por onde você andar".

Josué 1: 7-9



Como fazemos para que sejamos bem sucedidos na obra de Deus? Quando diz-se bem sucedido, não estamos falando em relação a bens, mas sim aos desafios que enfrentamos ao seguir a palavra e as ordens de Deus. Josué recebe a incumbência de liderar uma nação, nação que por muitas vezes se revoltou contra seu próprio Deus, Aquele que os tirou da escravidão no Egito, que operou inumeras maravilhas diante de seus olhos, nação que contaminou até mesmo Moisés algumas vezes. Josué não tinha uma simples missão, além de ter que comandar uma nação assim, Josué tinha o desafio de adentrar aquela terra desconhecida e expulsar os povos que ali habitavam. " Ah, mas Deus estava com eles!" Claro que sim, mas Deus não é falho, os homens o são, por isso Deus diz a Josué: " não se apavore, não desanime". Porque Deus diz isso? Porque em uma situação de dificuldade ou desvantajosa os homens podem se desviar, podem desanimar. Quantas vezes nós nos apavoramos ou desanimamos diante de uma situação adversa em nossas vidas? Quantas vezes por nossa fragilidade espiritual, mesmo que por um segundo, nós nos desviamos da palavra de Deus, seja em pensamento, seja em atitudes, seja em comportamento em relação ao próximo?

Seguir a Deus é um caminho que exige dedicação, empenho, sacrifício, se seguir a Deus está sendo fácil demais para você comece a se analisar, pois talvez você não esteja vivendo o evangelho. Diz o Senhor a Josué: "Não deixe de falar as palavras desta lei e de meditar nelas dia e noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então seus caminhos prosperarão, e você será bem sucedido." Nesse trecho nós começamos a ver o caminho para resistir as dificuldades, o Senhor diz: " medite nelas dia e noite". O seguir a Deus não é somente aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador e sair aos quatro ventos gritando: "Jesus é meu Senhor". Não! A busca pelos caminhos de Deus é uma busca constante, é o meditar na palavra, é a reflexão daquilo que está sendo dito que nos leva a andar com Deus. Em Mateus 7, verso 21 nos diz a palavra: "Nem todo aquele que me diz: "Senhor, Senhor", entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu pai, que está nos céus".

Se voltarmos um pouquinho no texto, Deus diz a Josué justamente isso em relação a fazer a vontade Dele. O Senhor diz: "não se desvie dela, nem para direira, nem para a esquerda". No final do verso 8, Deus diz: "SÓ ENTÃO, seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido". A Bíblia nos mostra aqui dois preceitos básicos para vivermos uma vida com a presença de Deus: medite na palavra, busque-a dia e noite, reflita sobre ela e não se desvie, pois Só então, você será bem sucedido.

Quantos tem reservado tempo para meditar na palavra? Quantos tem seguido a palavra de Deus sem desviar para direita ou para a esquerda? Sem abrir concessões para agir diferente?

Continuando nesses versos de Josué 1 nós vemos que por diversas vezes Deus da enfâse na força e coragem que Josué teria de ter. Na primeira linha do verso 7 o Senhor diz que Josué deve ser corajoso, mas ele enfatiza dizendo " Somente seja forte e muito corajoso! No verso 9 Ele diz isso novamente: "Seja forte e corajoso!". Diz mais: "não se apavore nem desanime. O que Deus quer dizer com isso? Ele quer dizer: filho, eu estou contigo, eu quero operar através da tua vida, mas eu preciso que tu estejas comigo em todas as situações, confie em mim nos bons momentos, confie em mim nas tribulações, nos desafios, não se apavore, não desanime, mostre que estás comigo, que mostrarei que estou contigo. Deus nos prova,se todas as nossas batalhas forem vencidas sem esforço, sem provação não nos foi acrescentado NADA, mas quando mesmo nas tribulações, mesmo quando estamos para adentrar em lugares desconhecidos, lugares estranhos a nós, o Senhor nos diz:filho "Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará contigo por onde você andar".


" Bem aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levanteram todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês"

Mateus 5 : 11-12

Nenhum comentário:

Postar um comentário