sábado, 8 de janeiro de 2011

Quem é comparável a Ti?


Por: Alexandre Ferrari


Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor. 

Miquéias 7:18


Ó que grandes palavras para um pecador, que grandes palavras. O homem de Deus nos dá uma grande esperança, uma esperança que alegra até a mais triste das almas, a mais triste das almas porque o reconhecimento do estado de pecado e transgressão perante Deus só pode causar tristeza na alma daquele que entende o quão distante estava do Senhor de todas as criaturas, o quão estava distante daquele que é a fonte da vida. Eis um grande sinal daquele que reconhece a grandeza de Deus: “Quem é comparável a ti, ó Deus”. A constatação do pecado vem acompanhada  de uma grande angústia, mas de uma magnífica conclusão: a incomparável grandeza  e majestade do amor de Deus. Mas por que Deus é incomparável? “Perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança”. Deus, em toda sua justiça santa, tendo todo o direito de destruir o pecador, mostra sua misericórdia dupla, Ele não só perdoa, mas esquece todo o mal, toda a ganância, ira, luxuria, agressão, inveja, todos os instintos destruidores da natureza humana, tudo aquilo que vai contra Sua santidade, Ele perdoa e esquece. O remanescente da herança, aquele que constitui o Israel de Deus, seu povo separado desde antes a fundação do mundo e manifesto em Abraão tem grandes motivos para regozijo.
A palavra nos traz grandes revelações sobre a pessoa de Deus, nosso Senhor não permanece irado para sempre. Muitos rejeitam a ira de Deus, outros fingem que ela não se manifesta, alguns ainda não conseguem conceber a idéia de um Deus irado, como um Deus que é amor pode ter ira? A questão é que a ira de Deus não expressa pecado, mas sim a santidade de sua justiça, um Deus santo é conseqüentemente um Deus justo, não em termos humanos mas em termos eternos. A ira do Senhor é necessária uma vez que é necessária que seja feita a justiça, mas nosso texto diz, a ira não dura para sempre e aqui temos mais uma grande característica do nosso Pai, sua fidelidade, o juramento aos antepassados dura para sempre, a ira de Deus se levanta para destruir o ímpio e para corrigir o salvo, o sofrimento que nos aflige hoje como filhos de Deus não durará para sempre, ele serve apara nos moldar cada vez mais a imagem de Cristo, pois nosso Pai tem prazer no amor. O amor de Deus pelos seus filhos é tão grande  que a maior manifestação de sua Glória é o amor  que ele despende independente de nós, já que nos amou primeiro. Todo o amor, toda justiça, toda santidade e toda a fidelidade de Deus são refletidos em Cristo, onde a justiça por nossos pecados é consumada, o amor ao entregar seu filho é manifesto, sua santidade é mantida para o Louvor da sua glória e sua fidelidade à promessa é proclamada nestas palavras: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei". Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário